Sobre o Instituto
Regeneração Global: Precisamos ir além da Sustentabilidade
O Instituto Regeneração Global (IRG) é uma organização social idealizada por Fabiano Porto e fundada em 2018, que acredita que precisamos ir além da sustentabilidade. Por isso, trabalhamos para fortalecer o conceito de regeneração, promovendo soluções inovadoras e ancestrais, e desenvolvendo e executando projetos culturais, ambientais e sociais que buscam reequilibrar nossa relação com o planeta e fortalecer a comunidade.





Sobre o Instituto
Cooperação e Educação Regenerativa como pilares
Acreditamos que a cooperação — entre pessoas, comunidades e a própria natureza — é essencial para regenerar nossos sistemas sociais e ambientais. Atuamos em parceria com entidades, empresas, entes públicos e privados, conectando conhecimento, tecnologia e práticas regenerativas para impulsionar essa transformação.
Nosso compromisso com a educação regenerativa é um dos pilares da nossa atuação. Desenvolvemos jogos educativos e metodologias gamificadas para workshops e treinamentos, criando experiências imersivas que ensinam, na prática, caminhos para um futuro regenerativo.
Além disso, realizamos projetos técnicos em meio ambiente, desenvolvimento social e cultural, aplicando soluções reais e acessíveis. Também integramos conselhos públicos representativos nas áreas de meio ambiente e desenvolvimento urbano, contribuindo para políticas que promovam impacto positivo.
Para apoiar a transição de organizações públicas e privadas rumo à regeneração, trabalhamos com metodologias e certificações que auxiliam na implementação de práticas sustentáveis e regenerativas, ajudando instituições a se tornarem mais alinhadas com os desafios ambientais e sociais do nosso tempo.
Sobre o Instituto
Nossa História
O Instituto Regeneração Global (IRG) foi fundado em 2018, idealizado por Fabiano Porto a partir de uma frase recebida durante uma meditação:
“Todas as soluções já existem. Não é preciso criar nada novo, mas sim conhecer e organizar as soluções já existentes nas áreas essenciais da humanidade. Para regenerar, é preciso primeiro conhecer e organizar as soluções.”
Assista palestra do TEDx para conhecer essa história.
Foi a partir dessa intuição que surgiu o conceito das 8 Áreas Essenciais da Humanidade — Energia, Água, Moradia, Alimentação, Medicina, Transporte, Consciência e Sistemas (educação, sociedade e meio ambiente). A ideia foi compartilhada com um grupo de amigos de diferentes áreas do conhecimento, que se uniram para dar forma ao projeto. Assim nasceu o IRG e, com ele, o desenvolvimento da Wiki-Solution.org, uma plataforma colaborativa e gratuita, com o objetivo de mapear, organizar e divulgar soluções reais para os desafios da humanidade.
Em 2019, o Instituto promoveu o primeiro IRGtalks, em São José dos Campos, um evento marcante que apresentou oficialmente o IRG à sociedade. O encontro reuniu quase 300 pessoas para palestras, talk shows, exposições de soluções e atividades práticas. Nesse mesmo ano, foi concebido o Jogo da Regeneração ferramenta lúdica e educativa voltada à formação em sustentabilidade e ESG, e o início da parceria com o HackTown, maior festival de criatividade, tecnologia e inovação da América. Em 2019, o IRG passou a compor o Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMAM) da cidade.


Com a chegada da pandemia de COVID-19 em 2020, o IRG se viu impelido a agir diante de uma causa emergencial e assistencialista — mesmo não sendo esse o seu foco principal. A urgência da fome levou ao nascimento do movimento SJC Sem Fome, que se transformou no maior movimento voluntário de distribuição de alimentos da história de São José dos Campos. Em poucos meses, foram entregues mais de 330 toneladas de alimentos e itens de higiene, porta a porta, a quase 20 mil famílias, mobilizando mais de 400 voluntários e 2.600 doadores, e movimentando aproximadamente 1 milhão de reais em doações.
Essa experiência consolidou na prática a vocação do IRG pela articulação de redes de cooperação e pela aplicação do ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Em 2022, o IRG foi selecionado entre mais de 500 organizações sociais brasileiras para ser uma das 50 ONGs aceleradas pelo edital da Phomenta, recebendo uma certificação internacional em boas práticas de transparência e gestão. Esse reconhecimento impulsionou um processo de profissionalização interna, fortalecendo as bases administrativas e institucionais do Instituto.
A partir de então, o IRG entrou em uma nova fase de maturidade, com atuação em editais públicos, Leis de Incentivo, concursos culturais e projetos profissionais. Consolidou sua presença em áreas como reciclagem, economia circular, educação socioambiental e ESG, com destaque para:
- Projetos junto ao Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos
- Parcerias com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a FINEP
- Consultorias para empresas do setor aeroespacial e industrial
- Aplicações do Jogo da Regeneração em treinamentos corporativos, educacionais e públicos
Hoje, o IRG segue atuante e em expansão, mantendo viva e atualizada a Wiki-Solution.org, atualmente a maior biblioteca global de soluções sustentáveis da Internet, com quase 1.000 soluções de cerca de 40 países, disponíveis em 14 idiomas.
Nossa missão continua: conectar pessoas, ideias e ações para regenerar o planeta e transformar a sociedade.
Um dos nossos principais projetos é a Wiki-Solution.org, uma iniciativa colaborativa liderada pelo IRG, construída em parceria com diversas instituições. Seu objetivo é organizar e conectar soluções já existentes, estruturadas dentro das 8 Áreas Essenciais da Humanidade: Energia, Água, Alimentação, Moradia, Medicina, Consciência, Transporte e Sistemas.
Através da educação, inovação e cooperação, promovemos a regeneração criando pontes entre soluções e pessoas para auxiliar a sociedade neste período de transição.
Sobre o Instituto
Conselhos e Diretoria
O Conselho e Diretoria do Instituto Regeneração Global são formados por profissionais multidisciplinares e altamente competentes, que integram empresas, instituições públicas e organizações sociais de grande renome.
Com suas diferentes visões e experiências, contribuem para o fortalecimento da rede de cooperação e para a melhoria da tomada de decisão estratégica, garantindo uma atuação sólida e alinhada aos princípios do Instituto.
Diretoria

Fabiano Porto
Consultor e especialista em sustentabilidade com mais de 15 anos de experiência em projetos públicos e privados. Mestre em Biodiversidade (IPE), com especializações em Negócios (Dom Cabral) e Mídias Digitais (Senac). Colunista do grupo BandVale, apresentador do podcast “ESG NA PRÁTICA” e coordenador de Sustentabilidade do CIESP SJC.
Conselho

André Luiz Bitencourt Moraes
Biólogo (UNESP – Botucatu), Mestre em Zoologia e está finalizando o seu Doutorado em Ecologia, Evolução e Biodiversidade (ambos pela UNESP – Rio Claro). Pesquisador na área de ecologia de aves e professor de Ciências na Prefeitura de Caraguatatuba e no Colégio Anglo Módulo.

Lincoln Delgado
Advogado especialista em Direito Ambiental e Urbanístico. Pós-graduação em Ecologia, Manejo de Bacias Hidrograficas e direito das relações de consumo, entre outros. Foi representante da OAB e do Grupo Consciência Ecológica em diversos conselhos estaduais, regionais e municipais.

Marcelo Lima
Administrador com MBA em Marketing (FGV), é especialista em negócios na área da educação. Fundador de startups, foi CMO e Diretor de Relações Institucionais da Quero Educação. Apresentou programas sobre educação na Jovem Pan e TV Bandeirantes. Atua como sócio e conselheiro em empresas do setor, com forte atuação em inovação, comunicação e parcerias estratégicas.